fbpx

Médico pioneiro nos procedimentos antissépticos das mãos

Médico pioneiro nos procedimentos antissépticos das mãos

Médico pioneiro nos procedimentos antissépticos das mãos

Nos dias atuais, lavar as mãos é uma atitude tão natural e cotidiana, que é difícil acreditar que a falta desse cuidado era a causa de muitas mortes no século XIX. Foi nesse período que um médico húngaro mudou a história.

Ignaz Semmelweis, médico húngaro formado em 1844, foi trabalhar na primeira clínica de Obstetrícia do Hospital Geral de Viena, na Áustria. Lá constatou que a taxa de mortalidade materna por infecção pós parto (febre puerperal) era muito alta. Começou a estudar as causas e soluções, concluindo que lavar as mãos antes dos partos poderia reduzir o índice.

Ignaz Semmelweis – pioneiro nos procedimentos antissépticos das mãos


Um fato que contribuiu com a descoberta de Semmelweis foi a morte de seu amigo e também médico Jakob Kolletschka, em 1847. Ele foi acidentalmente ferido pelo bisturi durante uma necropsia. A autópsia concluiu que a causa da sua morte era semelhante a das mulheres que morriam no pós parto. Semmelweis imediatamente assimilou as duas situações.

Na primeira clínica, médicos carregavam as bactérias de cadáveres nas mãos e levavam para as salas de parto. Na segunda clínica, trabalhavam parteiras e enfermeiras sem contato com necropsias. Foi então que ele instituiu a prática de lavar as mãos com solução de cal cloradapara médicos e estudantes antes de realizarem os partos. Essa medida reduziu drasticamente o índice de mortalidade, que chegava a 18% para quase 2%.

Apesar dos resultados positivos, sua teoria foi contestada pela comunidade médica. Seus colegas se relutavam em adotar seu método de prevenção de infecções. Semmelweis tornou-se muito irritado e agressivo, chegando a acusar muitos profissionais por assassinato nos partos. Vencido pelo esforço, sua própria esposa e amigos, acreditando num desequilíbrio emocional, o internaram num asilo psquiátrico. Duas semanas depois, aos 47 anos, veio a falecer, vítima de uma ferida e infecção no dedo.

Infelizmente, a prática de Semmelweis somente ganhou aceitação anos após sua morte.

 

Atual cenário da pandemia
A teoria de Semmelweis ajuda a compreender a importância de lavar as mãos e evitar a contaminação e proliferação de doenças. A higiene e assepsia das mão é essencial não apenas para profissionais da saúde, mas para todo cidadão consciente, preocupado em conter doenças como o Covid-19. Devemos ser responsáveis, cuidando de si e respeitando o próximo.

Open chat
1
Olá Tudo bem ?
Posso ajudar ?