fbpx

Vacina – o termo tem origem do latim, vaca. Conheça a história.

Vacina – o termo tem origem do latim, vaca. Conheça a história.

Vacina – o termo tem origem do latim, vaca. Conheça a história.

Muito tem se falado sobre o assunto por conta da chegada das doses da vacina contra o coronavírus. A vacinação é uma ferramenta muito importante para imunizar a população e erradicar doenças infecciosas no mundo todo. Mas, você conhece a história da vacina?

A história da vacina iniciou-se no século XVIII pelo médico inglês Edward Jenner. Em seu estudo, durante um surto de varíola, ele constatou que trabalhadores rurais não eram contaminados pelo vírus, pois já haviam tido a varíola bovina (de baixo impacto no ser humano). Ele então introduziu os dois vírus em um garoto, concluindo sua eficácia. A palavra vacina deriva justamente de Variolae Vaccinae, nome científico dado à varíola bovina.

O que é uma vacina?

A vacina é uma importante forma de imunização e baseia-se na introdução do agente causador da doença ou substâncias que esses agentes produzem no corpo de uma pessoa de modo a estimular a produção de anticorpos. Por isso, quando o agente causador da doença infecta seu corpo, ele está preparado para responder de maneira rápida, antes mesmo do surgimento dos sintomas da doença.

A varíola foi a primeira doença infecciosa que foi erradicada por meio da vacinação. Poliomielite, tétano, coqueluche, sarampo, rubéola, gripe, febre amarela, difteria e hepatite B são outras doenças que podem ser prevenidas por meio da vacinação.

Foto: Wellcome Collection. Attribution 4.0 International (CC BY 4.0)

Como foi criada a primeira vacina?

A primeira vacina surgiu a partir dos estudos de Edward Jenner em relação à varíola. Diante dessa situação, em 1796, Jenner inoculou o pus presente em uma lesão de uma ordenhadora chamada Sarah Nelmes, que possuía a doença bovina (cowpox), em um garoto de oito anos de nome James Phipps, que adquiriu a infecção de forma leve e, após dez dias, estava curado. Posteriormente, Jenner inoculou em Phipps pus de uma pessoa com varicela, e o garoto nada sofreu. Surgia aí a primeira vacina.

Jenner continuou sua experiência, repetindo o processo em mais pessoas, e em 1798, comunicou sua descoberta em um trabalho intitulado “Um Inquérito sobre as Causas e os Efeitos da Vacina da Varíola”. Apesar de enfrentar resistência, em pouco tempo, sua descoberta foi reconhecida e espalhou-se pelo mundo. Em 1799, foi criado o primeiro instituto vacínico em Londres e, em 1800, a Marinha britânica começou a adotar a vacinação. A vacina chegou ao Brasil em 1804, trazida pelo Marquês de Barbacena.

Open chat
1
Olá Tudo bem ?
Posso ajudar ?